ARQUÉTIPO DAS PESSOAS REGIDAS PELOS ORIXÁS

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Exú

O arquétipo de Exú é muito comum em nossa sociedade, onde proliferam pessoas com caráter ambivalente, ao mesmo tempo boas e más, porém com inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Pessoas que têm a arte de inspirar confiança e dela abusar, mas que apresentam, em contrapartida, a faculdade de inteligente compreensão dos problemas dos outros e a de dar ponderados conselhos, Com tanto mais zelo quando maior a recompensa esperada. As cogitações intelectuais enganadoras e as intrigas políticas lhes convêm particularmente e são, para elas, garantias de sucesso na vida.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Ogum

O arquétipo de Ogum é o das pessoas violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. Das Pessoas que perseguem energeticamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daqueles que nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhe prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Oxóssi

O arquétipo de Oxóssi é o das pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Tem o senso da responsabilidade e dos cuidados para a família . São generosas, hospedeiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Xangô

O arquétipo de Xangô é aquele das pessoas voluntariosas e enérgicas, altivas e conscientes de sua importância real ou suposta. Das pessoas que podem ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e, nesses casos, deixam-se possuir por crises de cólera, violentas e incontroláveis. Das pessoas sensíveis ao charme do sexo oposto e que se conduzem com tato e encanto no decurso das reuniões sociais, mas que podem perder o controle e ultrapassar os limites da decência. Enfim, o arquétipo de Xangô é aquele das pessoas que possuem um elevado sentido da sua própria dignidade e das suas obrigações, o que as leva a se comportarem com um misto de serenidade e benevolência, segundo o humor do momento, mas sabendo guardar, geralmente, um profundo e constante sentimento de justiça.


Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Yansã

O arquétipo de Oiá-Yansã é o das mulheres audaciosas, poderosas e autoritárias. Mulheres que podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que, em outros momentos quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações da mais extrema cólera. Mulheres, temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas cheias de paixão e romantismo, causando assim o ciúmes de seu par por acabar chamando tanto a atenção dos demais e também é uma mulher muito ciumenta e detesta dividir as atenções e carinhos de seu par.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Oxum

O arquétipo de Oxum é o das mulheres graciosas, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Das mulheres que são símbolos do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que Oiá. Elas evitam chocar a opinião pública, à qual dão muita importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.


Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Obá

O arquétipo de Oba é o das mulheres valorosas e incompreendidas. Suas

tendências um pouco viris fazem-na freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo. As suas atitudes militantes e agressivas são conseqüências de experiências infelizes ou amargas por eles vividas.Os seus insucessos devem-se, freqüentemente, a um ciúme um tanto mórbido. Entretanto, encontram geralmente compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantia de sucesso.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Logun-Edé
Os filhos de Logun-Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança. Os filhos de Logun-Edé são bonitos e possuem olho-de-gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque. Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logun-Edé tornam-se pessoas muito agradáveis. Os filhos de Logun-Edé não andam! Pairam sobre o ar!

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Yemanjá

As filhas de Yemanjá são voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes, impetuosas e arrogantes; tem o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhe são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Nanã

Nanã Buruku é o arquétipo das pessoas que agem com calma, benevolência, dignidade e gentileza. Das pessoas lentas no cumprimento de seus trabalhos e que julgam ter a eternidade a sua frente para acabar seus afazeres. Elas gostam das crianças e educam-nas, talvez, com excesso de doçura e mansidão, pois tem tendência a se comportar com a indulgência dos avós. Agem com segurança e majestade. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões mantêm-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Ibeji

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim - não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade. Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Obaluaê
O arquétipo de Obaluaê é o das pessoas com tendências masoquistas, que gostam de exibir seus sofrimentos e as tristezas das quais tiram uma satisfação íntima. Pessoas que são de se sentirem satisfeitas quando a vida lhes corre tranquila. Podem atingir situações materiais invejáveis e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos imaginários. Pessoas que em certos casos sentem-se capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses e necessidades vitais.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Oxumarê
Oxumarê é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas; das pessoas pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos. Suas tendências à duplicidade podem ser atribuídas à natureza andrógina de seu deus. Com o sucesso tornam-se facilmente orgulhosas e pomposas e gostam de demonstrar sua grandeza recente. Não deixam de possuir certa generosidade e não se negam a estender a mão em socorro àqueles que dela necessitam.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Ewá

Os regidos por Ewá são pessoas extremamente alegres, adoram cantar, dançar e aproveitar no máximo tudo que a vida pode lhes oferecer de bom. São pessoas generosas e bondosas, adoram novidades, são criativas. Porem um pouco volúveis e facilmente mudam de opinião e pensamentos, principalmente com um assunto novo em sua vida. São pessoas que estão sempre modificando as coisas e situações, pois detestam rotina. Além disso são geralmente pessoas dotadas de muita beleza, externa e interna.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Tempo - Iroko
Pessoa de humor mutável, ao mesmo tempo que são boas podem ficar rancorosas, ranzinzas e rabugentas, personalidade forte, boa de coração, exigentes, perfeccionistas e as vezes chatas.

Arquétipo das pessoas regidas pelo Orixá Oxalá

O arquétipo de personalidade dos devotos de Oxalá é aquele das pessoas calmas e dignas de confiança; das pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade inquebrantável que nada pode influenciar. Em algumas circunstâncias modificam seus planos e projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias, racionais, que as alertam para as possíveis conseqüências desagradáveis dos seus atos. Tais pessoas, no entanto, sabem aceitar, sem reclamar, os resultados amargos daí decorrente.

♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡


Os Orixás de cada signo

Os Orixás, esses fascinantes deuses africanos, governam um ou mais signos astrológicos. Isso significa que todo nós temos um Orixá que nos guia em nossas vidas.

Segundo babalorixas e yalorixas, são três os tipos de Orixás presentes em nossa vida: o de frente ou de cabeça, que corresponde ao signo solar: o ajuntó, que é o nossos ascendente; e o de herança, associado ao signo lunar.

Na prática, a identificação precisa do ajuntó e do orixá de herança só é possível mediante mosso mapa astral completo.

Mais fácil é conhecer o Orixá de frente. Antes porém, é bom atentar para um detalhe: as múltiplas manifestações de um mesmo Orixá.

Oxalá, por exemplo, que rege Capricórnio, ora aparece como um jovem brincalhão e sensual (Oxaguiã), ora como um ancião sereno e generoso (Oxalufã). A influência do ajuntó e do orixá de herança explicam o jeito diferente de ser de pessoas do mesmo signo.

Apesar de existirem mais de 400 orixás, para efeito de associação com os signos, somente 16 deles ganham importância, porque apresentam características semelhantes às dos planetas, estrelas do céu astral e também por causa de sua ligação com os 4 elementos básicos da natureza: Fogo (Ogum, Yansã e Xangô), Ar (Oxumarê, Logun-Edé e Exu), Água (Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá) e Terra (Oxóssi, Ossaim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omulú ou Obaluaê).

Assim temos:

Oxum - Rege Touro e Libra. É o Orixá da fertilidade e da riqueza, símbolo também da sexualidade e, por isso, está associado ao signo de Touro. É ainda vaidoso, diplomata, tem muita ambição social, o que o aproxima das características do signo de Libra. Corresponde ao planeta Vênus.

Obaluaê - Rege Escorpião e Capricórnio. É o Orixá das mortes e das doenças. Insondável, tem grande força mental e é vingativo, peculiaridades dos escorpianos. Por vezes, porém, é austero e melancólico. Tem problemas de pele e de ossos - coisas típicas dos capricornianos. Corresponde ao planeta Saturno.

Ossaim - Rege Virgem e Gêmeos. É o Orixá das ervas medicinais e está intimamente ligado à natureza. É crítico, meticuloso, o que o aproxima do signo de Virgem. Mas é também mutável, inquieto, irônico e superinventivo que são qualidades dos geminianos. Corresponde ao planeta Mercúrio.

Xangô - Rege Leão e Sagitário. Autoritário, dominador, é um líder nato, guerreiro difícil de ser derrotado, caraterísticas dos nativos de Leão. Simboliza ainda a lei e a justiça. É sociável e aproveita o melhor da vida, o que o associa ao signo de Sagitário. Corresponde ao planeta Júpiter.

Yemanjá e Nanã - Regem Câncer. São os Orixás maternos. Protegem, dominam e amam seus filhos à toda prova. Iemanjá é fértil, sensual e muito preguiçosa. Nanã é a a avó, que gosta de ser adulada, é dengosa e se magoa com facilidade. Um perfeito retrato dos cancerianos. Correspondem à Lua.

Oxóssi - Rege Virgem, Capricórnio e Aquário. É o protetor das matas. Tem o espírito matemático e o humor instável de um virginiano. Mas é também bastante sério e responsável - coisas dos capricornianos. Apresenta ainda todo o exotismo e originalidade de Aquário. Corresponde ao planetas Saturno e Mercúrio.

Ogum - Rege Áries. É o orixá da guerra, que luta por sua liberdade e independência. Ativo, está sempre procurando alguma coisa para fazer ou alguém para brincar. É um tanto egoísta, instável e emotivo ao extremo. Por tudo isso está ligado ao signo de Áries. Corresponde ao planeta Marte.

Yansã - Rege Leão, Sagitário e Aquário. Senhora dos ventos, é alegre, sociável, mas temperamental, como os leoninos. É aventureira, atrevida, impulsiva, diz o que quer e quando quer e assim se parece com Sagitário. Mas tem também o desprendimento dos aquarianos. Corresponde aos planetas Urano e Júpiter.

Oxumarê e Logun-Edé - Regem Gêmeos. São orixás de dualidade. Oxumarê é o arco-íris e seu temperamento é instável, varia de acordo com as circunstâncias. Logun-Edé é bom negociante, astuto, nem sempre honesto. Essas qualidades o aproxima do signo de Gêmeos. Correspondem ao planeta Mercúrio.

Exu - Rege Gêmeos e Escorpião. É um orixá comunicativo, brincalhão, cheio de truques - facetas encontradas no nativos de Gêmeos. Mas é também violento e associado à energia sexual. Possui algo que fascina e ao mesmo tempo repele, características dos escorpianos. Corresponde ao planeta Plutão.

Oxalá - Rege Capricórnio, Peixes e Touro. É o grande pai, o pilar da família e da sociedade. Nisso, assemelha-se a Capricórnio. É também um sábio, um curandeiro. É sensível à bebida e a outros vícios, o que o liga a Peixes. Sua analogia com Touro vem de sua sensibilidade. Corresponde aos planetas Vênus e Plutão.

Obá - Rege Escorpião e Touro. É o Orixá das angústias, do sofrimento e da desilusão amorosa, mas também do espírito de luta, o que lembra Escorpião. É também bom companheiro, super leal, e, às vezes, age com ingenuidade, o que o associa a Touro. Corresponde ao planeta Saturno.

Ewá - Rege Virgem. É o Orixá que representa a faixa branca do arco-íris. Mantém analogia com a pureza e a castidade. É ainda cismado, crítico feroz de si mesmo e dos outros, o que o relaciona com o signo de Virgem. Mas é também um guerreiro nato e, por essa razão, corresponde ao planeta Marte.

Iroko - Tempo - Rege Touro, Aquário e Libra. É o Orixá da obstinação e dos desejos materiais - qualidades dos nativos de Touro. Sua relação com Aquário vem do individualismo, do seu desinteresse pelos problemas alheios. É ainda associado a Libra, pela sua versatilidade. Corresponde ao planeta Vênus.

♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡
As Fases da Lua e os Orixás


Lua Crescente


Período favorável para começar algo novo, fazer cursos de aperfeiçoamento, viagens, escrever, empreendimentos, lançar produtos novos, atividade física intensa, reciclagem de projetos e conceitos. Indicado para tratamentos de acupuntura e corte de cabelo para ativar o crescimento. Desaconselhado para iniciar regimes. Esta fase lunar é boa para a firmação de uma oferenda ou trabalho, isto é para sua preparação para uma entrega. Esta lua é ligada ao elemento Ar: Orixá Oxóssi e Oxum. Signos: Gêmeos, Libra e Aquário

Lua cheia

Bom momento para resolver problemas familiares e amorosos, mudar de emprego ou de residência. Favorecido todo movimento de mostrar suas idéias, e se empenhar em coisas difíceis. Especialmente indicado para pedidos ao Universo e exercícios de poder mágico. Cuidado com o que diz, pois nada ficará em segredo ou a salvo de muitos comentários. Indicado para hidratação de pele e corte de cabelo para ganhar volume. Ótimo para colheita de plantas medicinais e frutos. Desaconselhado para cirurgias abertas. Espiritualmente é a melhor fase para entregar alguma oferenda pois é a lua que aceita melhor nossos pedidos. Esta lua é ligada ao elemento Água: Orixás: Iemanjá e Ogum. Signos: Câncer, Escorpião e Peixes.


Lua Nova

Agora chegou o momento de juntar forças e trabalhar em grupo, pesquisar, organizar-se, tomar decisões afetivas ou de trabalho. Fase ideal para meditar e reavaliar a si mesmo ou uma situação pendente. Tempo de organizar-se e traçar estratégias e planos de ação. O momento não é propício para divulgação de novas idéias. Os segredos estão preservados nesta fase. Ideal para reflexões. Espiritualmente é o momento da preparação de um trabalho ou oferenda, é o momento de plantar as coisas. Esta lua é ligada ao elemento Fogo: Orixás: Xangô e Yansã. Signos: Leão, Sagitário e Áries.

Lua Minguante

Nestes dias aproveite para livrar-se daquilo que não precisa mais, fazer faxina doméstica, para finalizar tarefas começadas, para resolver assuntos pendentes, estar com seus filhos ou família. Tratamentos de saúde, regimes e cirurgias podem ser feitos agora. Tratamentos de acupuntura não devem ser feitos agora. Considerada a pior lua esotericamente, é uma lua de encerramento então deve-se evitar entregas nesta lua, somente entregas ligadas a transformação. Esta lua é ligada ao elemento Terra, Orixás: Omulú e Nanã, Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.

♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•♡