sábado, 10 de julho de 2010


✿(¯`•._)✿♡♥ Lenda De Oyá ♥♡✿(¯`•._)✿

Estavam todos os orixás, divindades do panteão Yoruba, reunidos em uma grande festa até que chegou Omolú. Durante todo o tempo, Omolú ficou num canto sem dançar.

Oyá, inquieta com tal situação, aproximou-se do senhor, que usava uma roupa de palha cobrindo o rosto (e que deixava Oyá mais intrigada ainda) e o convidou para dançar. Oyá dançou tão rápido que vento proporcionado por seus giros levantou a roupa de Omolú que, para surpresa de todos, era um homem de extrema beleza.

O reconhecimento e admiração de todos por Omolú o deixou muito feliz, pois anteriormente era muito desprezado. Por gratidão a Iansã, Omolú ofertou-lhe parte de seu poder, dando a Oyá a capacidade de conduzir os eguns dançando com seu irukerê. E Oyá tornou-se assim mais poderosa e adorada e também o grande amor de Omolú/Obaluyaê/Xapanã.

Arquétipo de Oya: é de pessoas audaciosas, poderosas e autoritárias, pessoas que podem ser fiéis, de uma lealdade absoluta em cerats circunstâncias, mas que em outros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar pelas manifestações da mais extrema cólera. Pessoas, enfim, cujo temperamento sensual e voluotuoso podem levá-las a aventuras amorosas extra conjugais, multiplas e freqüentes, sem reservas de decência, mas que não as impede de continuarem muito ciumentas com seus parceiros por elas mesmas enganados.


OS FILHOS DE OYÁ NO AMOR
O HOMEM DE OYÁ


O filho de Oyá é como o vento: instável e volúvel, e isso, em termos afetivos, significa que ele não gostará definitivamente de uma pessoa. Agitado, apesar de não demonstrar, tem uma vida sensual e sexual extremamente inconstante, porque pula de um relacionamento para outro, na ânsia de conseguir tudo ao mesmo tempo. Seu maior prazer é viajar, conhecer gente e locais diferentes, sair fora da rotina. Adora festas, principalmente aquelas onde poderá mostrar que dança bem. Quem gosta de uma vida agitada, onde a palavra de ordem é a aventura, encontra nele o parceiro ideal. Só que, apesar de ativo sexualmente, precisa ser estimulado por uma parceira criativa.

AFINIDADES:- Com mulheres de Oxalá, Oxaguian, Ogum, Exu, Xangô, Oxossi, Logun-Odé Obaluayiê, Exu e Oxumaré.


A MULHER DE OYÁ


A mulher de Oyá é sempre aceita e admirada onde quer que vá. É muito sensual e apaixona-se com freqüência, só aceitando viver com alguém se existir amor. Quando ama de verdade, faz de tudo para manter essa relação. É ciumenta, possessiva e incapazes de perdoar ou esquecer uma traição.Não é do tipo que faz charme quando esta a fim de alguém: declara-se logo abertamente, da mesma forma que é rapidíssima para dar o fora em alguém. Nunca lhe faltarão admiradores, já que é dona de uma beleza natural que é a chave do seu sucesso. Não é vaidosa, mas se necessário, sabe se vestir e se comportar como uma rainha. Para estar ao seu lado, o homem precisa ser inteligente, bonito, sóbrio, romântico, carinhoso, bom papo e de preferência, místico. É uma mulher super ativa sexualmente e disposta a tudo para manter seu romance. Ela sabe amar, e gosta de mostrar seu amor e sua alegria contagiantes através de suas carícias.
AFINIDADES:- Com homens de Oxalá, Oxaguian, Ogum, Exu, Xangô, Oxossi, Logun-Odé Obaluayiê, Exu e Oxumaré.