sábado, 10 de julho de 2010


»-(¯`♥´¯)-»Lenda de Logun-Edé»-(¯`♥´¯)-»

Logun-Edé sempre foi considerado príncipe, filho de reis. Menino arisco, teimoso, levado, brincava sempre além dos limites da regência de sua mãe Oxun, que era a cachoeira. Porém, era admirado por todos, e muito querido também. Certo dia, o príncipe, contrariando as ordens do pai e da mãe para que não brincasse perto do rio por ser perigoso, resolveu arriscar, atravessando de uma margem à outra, montado num toco de árvore. Subitamente, o tronco virou e Logun-Edé foi parar no fundo do rio. Mesmo sendo um bom nadador, Logun não conseguiu chegar à tona. Aflitos, e pressentindo algo de errado, Oxossi e Oxun, resolveram ir atrás dele e chegaram até o rio. O coração de mãe não se enganou. Oxun sabia que seu filho estava no fundo do rio e apelou para a força de Olorun, a fim de recuperar seu primogenito. - "Pai, - disse ela - não deixe que meu filho se afogue. Eu sou a Rainha das águas doces e não poderia perder meu filho justamente no fundo de um rio. Salve-o Pai, salve-o!". E Olorun, atendendo aos pedidos do deus da caça e da deusa das águas doces e da cachoeira, ergueu Logun-Edé do fundo do rio e advertiu: - "Aí está seu filho, por sua teimosia, quase perdeu a vida. De agora em diante fica Logun-Edé, filho de Ibualamo e Yèyé Ipondá, com a obrigação de zelar pelos rios e promover a pesca". E, assim, Logun-Edé passou a reinar nos rios, a cuidar deles e ajudar os pescadores. O elemento de Logun-Edé está ligado aos pais: terra e água, dando a ele os poderes do pai e da mãe.


Arquétipo de Logun-Odé : é muito orgulhoso de seu corpo - a atual política de cultivo do corpo poderia ser regida por Logun Edé. É sedutor, vaidoso, elegante e ciumento. São tipos ambivalentes, podendo ser bem educados, bem humorados, refrescantes como a folha de Odundun e a água, mas também serem sombrios como os antepassados. O orixá Logun-Edé é responsável por tonturas e desmaios o que pode ser confundido com provocações dos Eguns Seu culto na África está quase que extinto, porém na Bahia mantem-se vivo. Seus filhos não podem usar vermelho.


OS FILHOS DE LOGUM ODÉ NO AMOR

O HOMEM DE LOGUN-ODÉ


É um homem com detalhes especiais no campo amoroso. Aparentemente tímido, na realidade, da mesma forma que seu orixá, espreita seu alvo(pessoa) até ter certeza que sua flecha não o errará. Não gosta de ser rejeitado e por esta razão joga de forma tática e matreira na conquista. Ele é aquele homem que entra por último num "papo", depois de certificar que pode dominar o assunto. Por ser um caçador nato, este homem não solta sua presa e consequentemente é super-ciumento... seu amor é seu amor e pronto! Seus pontos fracos são a vaidade, o "estômago", o verde e um sexo "agitadinho". Sexualmente é passivo e gosta de ser trabalhado, sendo que gosta de ser agarrado, apertado,beijado e mordido. Mas depois de tudo, gosta mesmo é de um carinho...

AFINIDADES:- Com mulheres de Yemanjá, Oxanguian,Ewá, Oxumaré, Nanan, Oxalá, Oxum, Oxóssi, Oyá, Exu e Ogun.


A MULHER DE LOGUN-EDÉ


É a mulher que sustenta qualquer "parada" de um homem. Ela nasceu macho dentro do corpo de uma linda mulher-menina, aparentemente auto-suficiente. Mas, na realidade ela e de disputar qualquer situação e entregar-se totalmente quando ama, demonstrando uma surpreendente possessividade e o maior ciúme que já existiu no Mundo. Ela tem que ser bem manuseada por gostar de se sentir nas mãos de um "forte". Ela é a mulher que sempre irá dormir agarradinha ao seu homem de tal forma que, mesmo dormindo, ainda dará beijinhos em quem ama. Geralmente tem o corpo farto, com seios, pernas, coxas e quadris de chamar a atenção. Seus pontos fracos são a inteligência do homem,um sexo super-ativo, um beijo meloso, as festas e muita fartura.

AFINIDADES:- Com homens de Yemanjá, Oxanguian,Ewá, Oxunmaré, Nanan, Oxalá, Oxum, Oxóssi, Oyá, Exu e Ogun.